segunda-feira, 15 de abril de 2013

O papel do papa na atualidade.


Peço que tenha em mente que estas informações não foram adquiridas a partir de escritos de inimigos da Igreja, mas a partir dos registros de seus historiadores próprios, papas e cardeais: Victor II, Pio II, o Cardeal Baronius, Bispo Liutprando, Pai Salvianus, e os historiadores, Milman, Gerbert , Buchard, Guicciardini, Vacandard, Draper, e outros.

Agora segue uma lista, com alguns Papas:


Sergius III 897-911: O Papa da Pornocracia
João XII 955-964: Estuprador de Peregrinas e Herege Pagão!
João XVI 985-996: Distribuindo a Grana de Deus Com os Parentes!
Benedito IX: Demônio, Assassino, Homossexual ─ Vendeu o Papado!
Urbano II 1088-1099: Em 1095 ele instituiu o callagium, uma taxa anual de liberação sexual, tributo pago ao Papado, que permitia aos "membros" do clero ter amantes!
Anacletus 1130-1138: Cometeu incesto com a irmã e muitas outras mulheres da família. Estuprava freiras.
Inocêncio III 1198-1216: Instituiu o método de interrogação para os suspeitos de sodomia. Para fazer confessar, os interrogados, obrigava-os a sentarem-se, encaixando-se nus em uma estaca de ferro em brasa.
Inocêncio IV 1243-1254: Introduziu a Tortura na Inquisição
João XXII 1316-1334: Excomungava até os religiosos, padres, clérigos amigos, se não pagassem as taxas!
Clemente VI 1342-1352: Descrito por Petrarca como "um Dionísio eclesiástico com suas artimanhas infames e obscenas". Ele dormia com prostitutas e teve dúzias de amantes.
Pio II 1458-1464: Foi um conhecido autor de literatura erótica e teve 12 filhos ilegítimos.
Paulo II 1464-1471: Homossexual e sádico, gostava de ver homens nus sendo torturados.
Inocêncio VIII 1484-1492: Gerou sete filhos ilegítimos e outras tantas filhas que ele reconhecia abertamente.
Papa Julio II 1503-1513: Foi este que contratou Michelangelo para pintar a capela Sistina. Era pedófilo; ocupava muito de seu tempo na companhia de meninos e jovens michês [prostitutos].




Homens santos, não?. Agora descrevo uma passagem bíblica de Matheus 19:24: 

“É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” 

Acho que me perdi nessa historia toda, estou confuso, puro sarcasmo. A finalidade deste texto acima, não foi falar mal de uma religião, crença, mas mostrar que existe muita historia suja por trás da fé alheia. Fieis que confiam piamente a esses que são designados a trazer o bem, fazer o bem, gerar a diferença que todos precisam. Nas minhas andanças por ai, perguntei uma vez a uma senhora idosa, que frequenta a missa de forma regrada, sobre qual era o papel do papa, ela apenas me disse, que ele era o escolhido de Deus e seguir de forma devota e perseverante. Então todos aqueles papas da lista foram escolhidos por Deus? Isso me preocupa.

Hoje estamos em um mundo que a informação percorre de uma forma absurda, a tecnologia aproximando as pessoas e as culturas e vejo que a igreja ficou para trás não acompanhou todo esse processo, continua com o mesma ideia de 200 anos atras, MANIPULAR, pois eles “vendem” um produto onde não é perecível não há devolução, utilizam a inocência, a carência de fieis para centralizar um poder, este é o tal produto distribuído.

No passado os faziam de uma forma genial, com poucas contestações e aos que contestavam eram bruxos, hereges!!! Morte a eles em nome de Deus!!! Ao meu ponto de vista essa frase é a que mais define essa historia toda, “Morte em nome de Deus”.

Que doutrina é essa que é contra o amor?... quem disse que o casamento gay não pode ter amor?... onde que o uso da camisinha é pecado?... O papa Bento foi totalmente contra a distribuição de camisinhas na Africa, ele alegou que isso não resolveria nada em relação a AIDS e outros tipos de doença e também o controle de natalidade, isso é visto como pecado. COMO? Tirar a sujeira debaixo do tapete ninguém quer, correto? há esqueci, a 300 anos atras pedofilia não era crime e também, papa é santo, pode!



Mostro apenas que são HUMANOS! Não santos, mas sim, tem um papel importante, mas infelizmente poucos têm essa tal noção, são conhecidos e muitas vezes venerados no mundo todo e essas pessoas defendem e seguem a ideia que é transmitida por esses indivíduos, pensamentos ultrapassados e muitas vezes preconceituosos.




Hoje existe um novo líder papal, Papa Francisco, filho de família rica, que largou tudo para uma vida religiosa. Ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em 1958. Graduou-se em Filosofia em 1960, na Universidade Católica de Buenos Aires. Também ensinou Literatura e Psicologia, no Colégio Imaculado, na Província de Santa Fé, e no Colégio do Salvador, em Buenos Aires. Graduou-se em Teologia em 1969. No período de 1980 a 1986 foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel. Após seu doutorado na Alemanha, foi confessor e diretor espiritual em Córdoba.

Um ótimo currículo, mas será que todos os males desse mundo se resolve com um belo currículo e cara de anjo ou todos esses títulos só mostram que ele vai ser mais um manipulador, um bom manipulador? Aguardamos cenas dos próximos capítulos.













5 comentários:

  1. Gostei muito do texto. A igreja é feita de homens e por isso o papa não pode ser venerado como santo, alias nenhum padre. Vejo muitas "piedosas senhoras" acreditando que aquilo que se houve é lei, acredito que Deus nos deu o dom da ciência para podermos questionar e separar o joio do trigo. Acredito ainda que o novo papa deve trazer melhorias para a igreja e acredito também que a figura dele tenha sido escolhida para angariar mais fiéis e melhorar a imagem da igreja. O papa não é simplesmente um líder católico ele é principalmente um líder politico. Sou católica, mas não acho certo aceitar tudo de olhos fechados... ainda acredito que o princípio de cada religião deva ser o amor e por isso muitas coisas não me agradam... Claro que isso é muito contraditório dentro do coração de uma pessoa que foi educada desde sempre na igreja católica...mas vamos seguindo assim, tentando equilibrar sabedoria e amor a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu acredito primeiramente que o Senhor não explicou claramente qual será o papel do Papa na atualidade.

    O Papa não é considerado um santo, e sim um líder (nas boas praticas católicas ele é o sucessor de Pedro, aquele que leva ao seu povo a sabedoria e os ensinamentos e mandamentos de Cristo).

    Todos sabemos hoje em dia, que até mesmo no Vaticano (onde não deveria haver) há o jogo político, isso é inevitável.

    Outro ponto, apesar dos historiadores mostrarem esses Papas que eram pedófilos e etc, tenho certeza que não devem se orgulhar disso.
    A História está ai para ser contada tudo bem, foram fatos que aconteceram mas também não devemos generalizar. Nem todos foram assim.

    Esse novo Papa me mostrou uma pessoa muito correta, tanto que ele não está aceitando nada das luxurias e oportunidades que o Vaticano oferece. (Isso é um bom começo, espero que daqui pra frente seja assim).

    Concordo que há algumas coisas que realmente a Igreja deveria mudar sua atitude e pensamento principalmente os casos referente a AIDS, Sexo, Preservativos, Células Tronco e Homossexualidade. (que são assuntos que hoje estão mais a tona do que nunca).

    Hoje em dia a Igreja não tem metade dos fiéis que tinha a um século atras, isso ocorreu justamente pq a informação está chegando para as pessoas, e elas tomam partido a um determinado grupo, filosofia ou religião.

    É por isso que eu digo, viva o Livre Arbítrio onde você pode tomar suas decisões, escolher sua religião e viver da maneira que você quer...

    Parando e pensando por um instante, nós nos deparamos com uma sociedade tomada de conflitos, onde hoje em dia você não pode expressar uma opinião que já é taxado como uma pessoa preconceituosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Pedro é um bom assunto para uma proxima discussão, mas leia isso:

      "«Disse-lhe Pedro: Ainda que sejas para todos uma pedra de tropeço, nunca o serás para mim. Declarou-lhe Jesus: Em verdade te digo que esta noite, antes de cantar o galo, três vezes me negarás. Replicou-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. Todos os discípulos disseram o mesmo.» (Mateus 26:33-35)"

      Então os papas são sucessores de Pedro, uma pessoa que negou Jesus 3 vezes, logo também um traidor?

      Excluir
    2. Pedro foi o líder dos Apóstolos, um homem bom que era pescador, após a morte de Jesus foi preso em Jerusalém, e após isso ele peregrinou até Roma e criou a Igreja Católica Apostólica Romana. (Para passar aos fiéis sua sabedoria, ensinamentos e convivência com Cristo)

      O Fato dele negar a Cristo não o tornou menos fiel, e sim a cada dia que passou ele passou a acreditar mais.

      Jesus disse a ele: "E eu te declaro: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela."

      Como vai tratar uma pessoa assim como traidor?

      Excluir
  3. Muito bom seu texto Leon!
    “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”
    Uma frase que pode ser interpretado de diferentes formas e que hoje somente enxergamos questões financeiras. Igrejas capitalistas usam através desta frase e muitos outros os meios de extorquir pessoas.
    No meu ver esta frase seria algo do tipo “é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que uma pessoa sem princípios, arrogante, egoísta”.
    Acredito que todos que estejam pensando em dinheiro nesta passagem, porém, dinheiro não compra fé e sim pessoas.
    Agora sobre a questão de santidade, o simples fato do papa ser humano, já o torna um pecador. Ele é humano tem emoções, fome, necessidades fisiológicas, vai morre efim... são conjuntos característica que o define um mortal e não um santo..
    Se o Papa é pecador? Claro, todos são! Os dez mandamentos, nada mais é que as leis da igreja na tentativa de controlar a sociedade, ou seja, diferenciar os seres humanos de animais selvagens. O mundo atual sem elas seria um caos? Sou muito a favor aos mandamentos, apesar de não cumprir todos os dez, porém eu e você sabemos que isso é um costume de seguir.
    A Bíblia e seus ensinamentos (a religião), atua como um manual básico de como manter a moral.
    Para quem não sabe, moral é um conjunto de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade.
    A Igreja é contra tudo? Ou estamos interpretando no manual básico da vida (a Bíblia) de forma ignorante?
    Sabemos de uma questão, a igreja é responsável por manter a religião, existem questões desatualizadas e nunca irão atualizar, pois como eu já disse, você está seguindo um manual básico e este não possui alterações.
    Quanto às outras ideias como o casamento gay, proibição da camisinha etc... não é responsabilidade da igreja e sim das leis governamentais permitirem.

    ResponderExcluir