segunda-feira, 1 de abril de 2013

DEUS



Vivemos em um mundo repleto de culturas diferentes e consequentemente com crenças diferentes, cada qual com uma visão diferenciada em especial sobre Deus.
Ao longo da história da humanidade a ideia ou compreensão de Deus assumiu várias concepções em todas as sociedades e grupos já existentes, desde as primitivas formas pré-clássicas das crenças provenientes das tribos da Antiguidade até os dogmas das modernas religiões da civilização atual.
Todos os dias nos deparamos com guerras santas, rixas entre as religiões, desrespeito com a crença alheia, principalmente se ela não segue os preceitos determinados pela sociedade e também pelo livro dos cristãos, a Bíblia Sagrada. Vale ressaltar que a Bíblia não é utilizada por todas as crenças e isso não fazem delas melhores nem piores que a crença cristã.
Resolvi questionar alguns amigos, de diferentes religiões, sobre a visão que cada um tem sobre Deus e recebi as seguintes respostas:

Igreja Evangélica:
Deus é Onipotente (Senhor de tudo e de todos), Onipresente (está em todos os lugares ao mesmo tempo) e Onisciente (Conhece tudo e todos). Deus é o melhor amigo, melhor Pai e mestre. Seu amor é tão grande e inexplicável, que se torna o próprio AMOR, Ele é fiel, majestoso e poderoso e mesmo sendo tudo isso, deixou seu trono de glória, se fez homem, através de Jesus Cristo, se humilhou, morrendo numa cruz por nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia para que pudéssemos ter uma vida abundante aqui na terra, nos dando a chance de aceitá-lo como nosso único e suficiente salvador, para que possamos usufruir da sua presença por toda a eternidade. Resumindo, Deus é a essência de tudo.

Espírita Kardecista:
Acreditamos em Deus, nos ensinamentos morais de Jesus Cristo, na reencarnação, na evolução espiritual através da caridade, do amor ao próximo e do estudo. Nossos mentores são chamados de guias e buscam nos orientar para o bem. Espíritos menos elevados buscam influenciar negativamente e devem ser auxiliados a encontrar a luz, porém, cada um tem seu caminho.
É a inteligência suprema, a causa primária de todas as coisas, ou seja, Deus é a inteligência maior do Universo e o causador de todas as coisas que há e acontece nele.
Deus não tem forma definida, não é matéria e nem energia. Ele não pune, não castiga, não determina ou executa sentenças. Possui um amor imensurável pelos seus filhos. Deus não aceita oferendas, sacrifícios ou promessas. Não concede favores e não protege alguém em especial.

Umbanda:
A Umbanda é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um Deus Supremo, incriado, criador de tudo e de todos. Dele, provém todas as formas e manifestações de vida.
Foi Deus Supremo quem criou os Orixás, os espíritos e todos os planetas e astros existentes no universo. Esse Deus pode ser chamado de diversos nomes, tais como, Zambi, Olorum, Olodumaré, etc. Tais denominações são influencias das nações africanas que chagaram ao Brasil durante o período da escravidão.
Assim como na Umbanda, o Candomblé, em todas as suas nações, também acredita na existência de um Deus Supremo.

Testemunha de Jeová:
Um ser superior, criador de todas as coisas. Maior do que ele não há.

Católico:
Deus para mim é aquele que pode tudo, menos deixar de amar a humanidade! Que se entrega para salvá-la! Eu não vou até ele e comungo por merecimento, pois sou falha, pecadora e muitas vezes não enxergo Cristo nos meus irmãos mais necessitados, vou porque preciso e Deus em sua misericórdia me permite! Cabe a mim como cristã espalhar o amor porque Deus é todo amor.

Wicca:
Para a Wicca, somos filhos da Deusa e do Deus, como também o são as árvores, as flores, os animais, os minerais e tudo o mais. O planeta Terra é o ventre da Deusa e todas as criaturas que habitam o planeta são nutridas e encontram abrigo na Grande Mãe.
Para os wiccanos, existe um poder mágico em tudo e esse poder está à nossa disposição e de todos os demais seres.
Compreendemos também a imanência da divindade. Os deuses não estão lá no alto, num céu, olhando para nós aqui embaixo, mas manifestam-se em nossa vida diária. Muitos wiccanos têm uma relação pessoal com os deuses, falando com eles e recebendo orientações e ensinamentos. Um wiccano não precisa de intermediários para falar com os deuses. Ele os vê manifestando-se nas pequenas coisas de todos os dias e também no grande esquema das coisas, na escala cósmica.
Importante ressaltar: na Wicca não se cultua o Diabo! O Diabo é criação da mente dos cristãos na Idade Média.

Diante de tudo que me foi falado eu simplesmente não consigo entender o porquê de tanto desrespeito entre as religiões. A crença em Deus a meu ver tem como objetivo fazer com que tornemos pessoas melhores, mais humanas e principalmente que amemos nosso próximo.
Todos com quem conversei tem uma grande segurança naquilo que acreditam e utilizam dessa segurança para seguir vivendo de modo a honrar todos os ensinamentos. São pessoas muito boas e agradáveis de conversar. Respeito a todos sem exceção, independente da crença ou de qualquer outra coisa, pois, o que conta para mim é o caráter e o coração.
No dia a dia vejo muitas pessoas dizendo que devemos temer a Deus, mas por que temer se esse Ser nos ama como filhos? Acredito que a palavra “temer” deveria ser extinta dos vocabulários e no lugar dela ser usada a palavra “amar” no seu sentido mais amplo.
Fico indignada quando ouço pessoas criticando outras religiões, como se a que elas frequentam seja a “correta”. Como têm tanta certeza? As doutrinas que foram expostas são as corretas? Os ensinamentos não poderiam ter sofrido modificações ou até mesmo terem sido forjados ao longo dos anos para benefício próprio? Acredito de coração que nada é 100% correto nessa vida e assim como nada é 100% errado. O que vale é o que levamos em nossos corações, nossas atitudes e o que ela causa na vida dos outros.
Vejo pessoas cometerem crimes, extorquirem os fiéis, forjarem milagres para conseguir adeptos, manipular a mente das pessoas que estão em templos em busca de um consolo ou apenas um alívio para o coração, tudo isso usando o nome de Deus. Fico me perguntando como Deus realmente vê toda essa palhaçada se espalhando como erva daninha pelas cidades. Será que ele se orgulha ou sente vergonha da sua criação?
Enfim, questionamentos que provavelmente um dia teremos as respostas, ou não, vai saber. 

30 comentários:

  1. Muito bom! Acredito que as religiões devam se respeitar! Como dito o amor é a essência de todas elas! As religiões são falhas, feitas de homens, sou a católica dita "praticante" mas não apoio o fanatismo e a falta de respeito com o diferente! Não há melhor e pior... Ótima reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Como diz um ditado, nós colhemos aquilo que plantamos, se fizer o bem você receberá o bem.

    Para falarmos nesse assunto tão polemico devemos pensar o que é Deus de fato para você???. Deus em sua magnitude é algo que não podemos tocar ou ver, mas podemos sentir e acreditar.

    Acredito que após a nossa morte nós iremos sim pagar pelos nossos pecados na terra e em tese devemos realmente temer a Deus, pois ninguém sabe o que nos espera, mas também acredito que Deus deve ser da mesma forma em que acreditamos quando éramos vivos.

    Penso assim, porque a vida não teria sentido, ter passado uma vida inteira crendo em algo tão forte e após isso acabar assim sem mais nem menos.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, na sua frase "em tese devemos realmente temer a Deus" eu sinceramente continuo discordando da palavra temer. Se você teme faz as coisas por medo e não porque é o correto a se fazer. Tudo na vida se baseia em danação eterna e não em uma vida de paz ao lado do nosso criador. Bom, minha opinião.

      Excluir
    2. Na verdade quando dizemos temer a Deus, não nos referimos ao medo, mas sim voltado a uma adoração, respeito e reverência de que com sua crença independente de qual seja, ele jamais nos abandonará e nós também não iremos o abandonar. E isso com certeza influenciará em nossa trajetória até o final.

      Excluir
    3. Entendo que temer a Deus, neste caso, refere-se, sim, a ter medo de ser condenado por nossos atos, mas seu significado não se limita a isto. Um cristão teme a Deus da mesma forma com a qual uma criança teme aos seus pais, ou como um bom cidadão teme o estado. Isto aproxima-se muito mais a respeito, a obediência, que a castigo.

      Excluir
  3. Respeito, realmente é o que falta para sim cada um poder dizer que tem Deus.

    ResponderExcluir
  4. Também acredito em Deus, e, diferentemente do Caio, não penso que seja impossível vê-lo. Penso que não devemos enxergar Deus como uma entidade singular, inalcançável. Deus pode ser visto em um gesto, em uma coincidência, em um amanhecer, e até em uma simples respiração.

    Não acredito, porém, que o fato de muitos creditarem a Deus sua existência, e agir de acordo com os princípios de Cristo durante toda a vida seja uma justificativa plausível para provar sua existência. É como se um jogador assíduo da mega-sena tivesse certeza de sua premiação simplesmente porquê acredita nisso.

    Com respeito a buscar um sentido na vida, penso que trata-se de uma perda de tempo. Em vão ou não, diversos pensadores, em todas as épocas de nossa história, dedicaram suas vidas em busca de sentidos para a vida, sem sucesso.

    Aproveito para fazer um questionamento àqueles que, como eu, creem que existe um Deus por trás de cada coisa: Na visão de um crente em Deus, um ateu de bom coração e virtudes invejáveis, poderia ser julgado por Deus? Poderia este suposto homem ir para o céu mesmo negando sua existência?

    Respondam, meus amigos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que a crença sem atitudes não levam a nada. Um bom coração vale mais do que horas em uma igreja, templos e etc...
      Creio que julgados serão aqueles que praticam o mal ou que simplesmente se mantém indiferente a um pedido de ajuda de um necessitado.
      Gostei realmente do seu comentário. Muito inteligente.

      Excluir
  5. Ao invés das religiões trazerem a harmonia entre os filhos de Deus, elas estão trazendo a discórdia. O foco não é mais o amor de Deus e sim falar o que acham que é certo e/ou errado.
    Onde já se viu um líder religioso falar que é pecado roubar, mas todo domingo pedir rios de R$ para os fiéis, falar que é pra Deus (Deus não precisa do nosso dinheiro, do nosso carro, da nossa casa e etc).
    As vezes eu penso que as pessoas agem como se Deus fosse um meio de conseguir algo material, fazem promessas, ou melhor trocas do tipo "Deus se o senhor me der aquele carro, eu te dou o meu pagamento inteiro"

    ResponderExcluir
  6. Ao comentário "quando dizemos temer a Deus, não nos referimos ao medo, mas sim voltado a uma adoração, respeito",logo no dicionário michaelis TEMER = Ter temor, medo ou receio de; portanto há algo de errado... rsrs acredito que Deus não seja uma pessoa, um ser, uma entidade, mas o conjunto de tudo e de todos. Da formiguinha ao grão de areia que pisamos, mas se ele existisse, imagine a solidão de um ser desses, quem poderia acompanha-lo em tais pensamentos, seria uma solidão infinita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o Dicionário não é a forma mais correta para obter o verdadeiro significado de algo muito maior.

      Não sou muito fã de incluir os textos da Bíblia, mas há um que define bem o que realmente é o temer:

      "O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço." (Provérbios, 8.13)

      Excluir
    2. Definir algo maior? eu apenas defini uma palavra TEMER e ela esta bem descrita no dicionário. E perai, bíblia? como vou confiar em um livro que foi escrito 300 anos depois de Jesus? Eu não lembro o que eu comi ontem no almoço, o que me garante que eles escreveram certo 300 anos depois? Você tem idéia quantas vezes a bíblia foi modificada? Varias!!! Vários Papas modificaram... Isso esta na historia, é só procurar.

      Excluir
    3. E você acha que um assunto denominado "TEMER a DEUS" não é algo muito maior do que um simples significado de Dicionário??

      Concordo sim que o Livro foi criado após um tempo e possui diversas modificações, até mesmo para se adequar as diversas religiões e doutrinas. Mas há algo muito mais importante que isso, que é o verdadeiro e principal objetivo, e esse jamais foi modificado desde o seu princípio.

      O Primeiro mandamento diz: "Amar a Deus sobre todas as coisas", e isso na minha opinião é o principal objetivo para quem leia o Livro e entenda o "temer".

      P.S = A Biblia é um livro mto complexo, e concordo que há muitas passagens que possam ter sido inventadas, pois sabemos muito bem a cabeça do ser humano e sabemos que ele possui potencial para escrever coisas assim. Mas, o objetivo independente é mostrar que há algo superior a nós que vai além da nossa insignificante vida.

      Excluir
  7. Acredito que a melhor religião, com toda certeza, é o amor em todas as formas. Cultivar o bem, ajudar e amar o próximo... Deus, em todas as suas formas nos criou na essência do amor e o fanatismo de algumas religiões tem distorcido isso. Deve haver o respeito entre elas. E o respeito em as pessoas tb. Não adianta frequentar a igreja todos os dias, se vc sai de lá, falando mal dos outros, desrespeitando outras opiniões e pré-julgando comportamentos...

    ResponderExcluir
  8. Entendo que todos temos nossas crenças e nossos ensinamentos referentes à religião em que cada um acredita. Concordo com o que você escreveu no seu argumento, Josi, e quero acrescentar o fato de que acho um exagero quando algumas religiões cobram valores fixos de seus fiéis. Entendo que os templos, as igrejas, os centros entre outros lugares onde a população procura para fazer sua prece, procura para conversar com Deus ou procura um lugar onde possa ter sossego para elevar seu pensamento e agradecer pelo dia que passou, precisam sofrer algum tipo de manutenção, porém não concordo em impor valores fixos, pois cada pessoa contribui com a quantia que pode.

    Digo mais, vejo casos em que os pais de famílias deixam de comer para contribuir com a igreja porque acham que com isso vão garantir um lugar melhor no céu, mas parem para pensar um pouco, se você realmente acredita em Deus deve saber que ele tem um "pedacinho" para receber cada um de seus filhos da Terra.

    Deixo aqui um questionamento, mesmo que este seja leviano, que para alguns pode ser simples e para outros um pouco complexo: referente à crença, por exemplo, alguns acreditam que o surgimento da vida e do planeta Terra tem explicação física, química ou biológica e outros acreditam que tivemos um único criador que foi Deus, e você no que acredita?

    Outro fato é que não entendo porque existe esta discussão de que meu Deus é melhor do que seu Deus, isso é um absurdo! Porque seu deus é verdadeiro e o dos outros não é? Porque fazer com que os outros acreditem no que você acredita? Cada um com a sua liberdade religiosa, liberdade esta que é um direito fundamental.

    No planeta existem bilhões de pessoas, que representam diversos grupos sociológicos, intelectuais e educacionais, porem se cada pessoa colocar a mão na consciência todas chegaram à mesma conclusão de que há apenas um Deus para ser adorado independente da sua religião.

    Logo vejo que no final de tudo todos acreditamos no mesmo Deus, mas ninguém consegue enxergar isso, pois existem imposições feitas pelas próprias religiões que impõe em como ou no que acreditar, tentando justificar "o porquê de existir um Deus para cada religião".

    ResponderExcluir
  9. Li os textos e discordo de alguns pontos.
    O texto afirma que: "...Todos os dias nos deparamos com guerras santas, rixas entre as religiões, desrespeito com a crença alheia...". Sinceramente, não me lembro do dia que acordei de manhã, e perguntei para algum familiar meu: "Qual a guerra santa que está tendo hoje?".

    Sempre me preocupo com estereótipos. Os estereótipos são na grande parte dos casos o início de todos os problemas. De acordo com o autor do texto não existem cenários onde há respeito mútuo entre os indivíduos?
    Cresci e aprendi determinada visão sobre DEUS. É hipocrisia dizer que no meu âmago acredito que esta visão que tenho é a errada. Todos acreditamos que nossas visões são as mais corretas possíveis - até mesmo por que, caso contrário por que as seguiríamos com tanta veemência? Por que argumentaríamos sobre estes assuntos?

    O que te leva a buscar deus assistindo uma missa, por exemplo? A crença de que ELE está lá. Que ele se manifesta naquele ambiente. POR ESTE MOTIVO você vai à missa todo domingo.
    Se você imagina que você pode encontrar DEUS na missa, mas também no centro budista, espirita ou realizando qualquer outro procedimento - o que te levaria ESPECIFICAMENTE a ir à missa todo domingo?
    NADA! Por que seria indiferente ir à missa, no centro espirita ou budista.

    Logo, quando o autor do texto afirma que "Fico indignada quando ouço pessoas criticando outras religiões, como se a que elas frequentam seja a “correta”" - me pergunto: O que mais essas pessoas fazem do que se assumirem como indivíduos crentes em uma ideologia? A autora também fica indignada quando tentam convencer que um time de futebol é melhor que outro? Não é a mesma ideia?
    Não vejo desrespeito na troca de informações, na troca de visões e opiniões.
    Acreditar que a doutrina católica, por exemplo, é incorreta me torna um "desrespeitador"? Devemos ficar calados sem nunca expressarmos nossa opinião? Obviamente que o problema começa quando, pessoas tentam IMPOR suas doutrinas e ideologias sobre os demais, seja fisicamente ou verbalmente. Neste momento entendo que há DESRESPEITO entre as partes.

    Atualmente em nossa sociedade permeia a moda de que devemos aceitar tudo. Não devemos ter opiniões sobre homossexualismo, deus, politica. Todos devemos ser indiferentes e aceitar sem ter nenhuma opinião. Acho que esse é o principio de uma sociedade imbecilizada.

    A autora escreve: "Fico indignada quando ouço pessoas criticando outras religiões, como se a que elas frequentam seja a “correta”. Como têm tanta certeza?."
    Em um segundo momento, complementa: "Vejo pessoas .... extorquirem os fiéis ... forjarem milagres para conseguir adeptos ... manipular a mente das pessoas que estão em templos em busca de um consolo ou apenas um alívio para o coração, tudo isso usando o nome de Deus"

    Isso não é contradição? Em um primeiro momento existe indignação por parte da autora sobre as possíveis críticas a religiões ou doutrinas - em um segundo momento a mesma afirma que - PESSOAS MANIPULAM A MENTE DAS OUTRAS EM TEMPLOS. Questiono a autora com a mesma pergunta que ela fez no texto: Como têm tanta certeza?
    É manipulação ou expressão de uma ideologia? Como podemos medir que o individuo no palco está imbuído de más intenções? Cabe a nós julgar? Como têm tanta certeza?
    __________
    Também gostaria de salientar que o texto traz opiniões de "praticantes" de determinadas religiões, que NÃO necessariamente TRADUZEM a visão da religião sobre DEUS. Até por que, as "visões" postadas estão imbuídas com opiniões pessoais que não representam necessariamente a visão de determinada religião. Além disso, as opiniões de algumas pessoas sobre determinada religião demonstra a visão não só de DEUS, mas da doutrina como um todo, não sendo escopo desta discussão.

    Por fim penso: o que importa o significado da palavra TEMER para um e/ou para outros? Quem disse que o correto é o dicionário? Isso é realmente importante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Powwwww peraiiii,,, questionar Deus, tudo bem... porraaaa, mas o dicionario não né,,, Kkkkkkkkk

      Excluir
    2. Marcos, concordo que não podemos ter um pré-julgamento sem antes conhecer a fundo isso. Mas há casos conhecidos de pessoas de má intenção que utilizaram a palavra de Deus para se auto promoverem.

      Pense nisso, uma pessoa que esteja precisando de uma ajuda, um conselho, uma palavra ou qualquer outra coisa, ouve algumas palavras bonitas de uma pessoa má intencionada (se passando por palestrante, pastor, bispo e etc) usando Deus como um motivador com ctz vai causar impacto. Aquela pessoa vai pensar que aquelas palavras são direcionadas a ela, e ai meu amigo, é onde acontece tudo isso (Dízimos Fixos, Doação de Bens e etc).

      Excluir
    3. Marcos, vamos analisar alguns pontos do seu texto:
      1 - "O texto afirma que: "...Todos os dias nos deparamos com guerras santas, rixas entre as religiões, desrespeito com a crença alheia...". Sinceramente, não me lembro do dia que acordei de manhã, e perguntei para algum familiar meu: "Qual a guerra santa que está tendo hoje?"."
      -> Leia sobre a guerra que já dura desde o fim do século XIX até a atualidade entre Israel e Palestina. Se você não sabe a disputa é por terras sagradas tanto para judeus como para muçulmanos. Pesquise antes de opinar.
      2 - Logo, quando o autor do texto afirma que "Fico indignada quando ouço pessoas criticando outras religiões, como se a que elas frequentam seja a “correta”" - me pergunto: O que mais essas pessoas fazem do que se assumirem como indivíduos crentes em uma ideologia? A autora também fica indignada quando tentam convencer que um time de futebol é melhor que outro? Não é a mesma ideia? Não vejo desrespeito na troca de informações, na troca de visões e opiniões.
      -> Troca de informações é uma coisa, você apontar o dedo para uma pessoa, querer impor sua fé é outra completamente diferente. O problema vai muito além de discussão, se você não sabe as pessoas chegam ao absurdo de invadir templos, igrejas e outros lugares considerados de adoração e quebram imagens, agridem fiéis, picham as paredes entre outras coisas. Uma dica? Frequente uma religião e comece a expor suas crenças para uma pessoa de uma religião completamente diferente da sua. Tenho certeza que você vai ouvir muitos absurdos. Nesse momento você se encontra em uma posição confortável, portanto é fácil dar uma opinião contrária.
      3 - Isso não é contradição? Em um primeiro momento existe indignação por parte da autora sobre as possíveis críticas a religiões ou doutrinas - em um segundo momento a mesma afirma que - PESSOAS MANIPULAM A MENTE DAS OUTRAS EM TEMPLOS. Questiono a autora com a mesma pergunta que ela fez no texto: Como têm tanta certeza?
      É manipulação ou expressão de uma ideologia? Como podemos medir que o individuo no palco está imbuído de más intenções? Cabe a nós julgar? Como têm tanta certeza?
      -> Só tenho uma coisa a lhe dizer: Assita ao vídeo do Marco Feliciano que está rodando a rede, principalmente a parte da senha. Creio que você é uma pessoa inteligente e vai conseguir interpretar o que eu estou dizendo.
      http://www.youtube.com/watch?v=rk7KmRdwiR8

      4 - Também gostaria de salientar que o texto traz opiniões de "praticantes" de determinadas religiões, que NÃO necessariamente TRADUZEM a visão da religião sobre DEUS. Até por que, as "visões" postadas estão imbuídas com opiniões pessoais que não representam necessariamente a visão de determinada religião. Além disso, as opiniões de algumas pessoas sobre determinada religião demonstra a visão não só de DEUS, mas da doutrina como um todo, não sendo escopo desta discussão.

      -> Na verdade a maioria das opiniões descritas no texto é exatamente de Pastor e Sacerdote. A ideia do Post é descrever a visão das pessoas e não da religião e o objetivo é dar abertura para que pessoas se expressem. Creio que o texto não está fugindo do objetivo que EU tracei quando comecei a escrever sobre o assunto. Quando você publicar SEU, você determina que caminho seguir. Fica a dica ;)

      Excluir
    4. O autor respondeu:
      “Troca de informações é uma coisa, você apontar o dedo para uma pessoa, querer impor sua fé é outra completamente diferente. O problema vai muito além de discussão, se você não sabe as pessoas chegam ao absurdo de invadir templos, igrejas e outros lugares considerados de adoração e quebram imagens, agridem fiéis, picham as paredes entre outras coisas. Uma dica? Frequente uma religião e comece a expor suas crenças para uma pessoa de uma religião completamente diferente da sua. Tenho certeza que você vai ouvir muitos absurdos. Nesse momento você se encontra em uma posição confortável, portanto é fácil dar uma opinião contrária.”

      O autor apenas reafirmou o que eu disse no meu texto. Leia no meu texto: Obviamente que o problema começa quando, pessoas tentam IMPOR suas doutrinas e ideologias sobre os demais, seja fisicamente ou verbalmente. Neste momento entendo que há DESRESPEITO entre as partes.
      Apontar o dedo para uma pessoa e querer impor sua fé é sinônimo de “IMPOR suas doutrinas”.
      Invadir templos, igrejas e outros lugares considerados de adoração e quebram imagens, agridem fiéis, picham as paredes entre outras coisas é sinônimo de “IMPOR suas doutrinas”.
      Disse que TER uma opinião contrária SEM praticar violência não é errado. Não sei sua opinião a este respeito por que você não respondeu sobre isso. Você concorda? Se quiser pode me responder sentada em uma cadeira bem confortável, viu?

      O autor respondeu: “Só tenho uma coisa a lhe dizer: Assista ao vídeo do Marco Feliciano que está rodando a rede, principalmente a parte da senha. Creio que você é uma pessoa inteligente e vai conseguir interpretar o que eu estou dizendo. http://www.youtube.com/watch?v=rk7KmRdwiR8”

      Não houve respostas ao meu questionamento.
      Vou me explicar.
      Quando o autor afirma que “PESSOAS MANIPULAM A MENTE DAS OUTRAS EM TEMPLOS” não está subjugando outras religiões?
      Quando ligo minha TV e vejo pessoas dentro da igreja, por exemplo, pedindo dinheiro, tenho que fazer um juízo de valor, classificar aquilo como certo ou errado e dizer que é errado por que está sendo realizada uma manipulação.
      Logo, o autor que pede que não deva se julgar as religiões entre si, mas está julgando uma ação, praticada por outro membro que segue uma determinada ideologia.

      O autor respondeu “Na verdade a maioria das opiniões descritas no texto é exatamente de Pastor e Sacerdote. A ideia do Post é descrever a visão das pessoas e não da religião e o objetivo é dar abertura para que pessoas se expressem. Creio que o texto não está fugindo do objetivo que EU tracei quando comecei a escrever sobre o assunto. Quando você publicar SEU, você determina que caminho seguir. Fica a dica ;)”

      Houve pastores que foram presos por pedofilia. Eles são a bíblia? Onde você leu que eu disse que o seu texto está desvirtuando do tema que você propôs?
      Meu medo é apenas um.
      Dou um exemplo.
      Alguém é questionado o motivo do mar ser azul? A Resposta dada é: Quando você vai à padaria e pede presunto, quando mais forte o cara aperta a peça de presunto mais grossa a fatia fica. Quanto menos força, mais fina fica a fatia.
      Será que não são essas respostas que estão sendo dadas as questões levantadas por mim?

      Excluir
    5. Primeiro está havendo um desencontro de idéias; Ou eu não estou me fazendo entender ou você não está fazendo se entender.

      Onde você leu que eu disse que o seu texto está desvirtuando do tema que você propôs?

      "Além disso, as opiniões de algumas pessoas sobre determinada religião demonstra a visão não só de DEUS, mas da doutrina como um todo, não sendo escopo desta discussão." Foi nesse ponto que eu vi. Como você pode afirmar que não é o escopo?

      Enfim, não vou me prolongar nesse assunto, porque opinião cada uma tem a sua.
      Respeito sua opinião e agradeço por tê-la exposto, pois, isso fará com que as pessoas tenham mais uma fonte para analisar e chegar a uma conclusão.

      Excluir
    6. Josi,

      Agradeço pelos seus comentários. Eles sempre promovem uma visão distinta e é importante para que também possamos refletir sobre nossos próprios conceitos (eu, você e os leitores).

      Esse na verdade é o processo de reflexão.

      Acho que não estou certo e também acho que você não está certa. O certo e o errado é relativo.

      Talvez outras pessoas possam contribuir com as suas visões.
      Com certeza será enriquecedor quando imbuídos de argumentações coerentes.
      Vamos esperar!

      Excluir
  10. Sou católica. Acredito sim em um ser superior, um Deus, talvez.
    Mas o que acho muito errado, mas errado de verdade são as igrejas. Sim, elas ensinam pra nós como foi, é será o Deus eterno. Mas e daí? Como podemos ter certeza disso? De livros escritos e reescritos milhares de vezes? Qual certeza tiramos disso?

    Como dizem, quem faz a história são os vencedores. Tudo que aprendemos durante toda a nossa vida pode ser pura encheção de linguiça, que o povo adaptou porque lhes convém.

    Enfim, supondo que a história de Deus seja verdadeira. Lendo atentamente qualquer Bíblia ou assistindo/escutando um padre/pastor, se prestarmos muita atenção, podemos perceber que eles se contrariam o tempo todo, mas o tempo todo mesmo. Isso é meio confuso pra fiéis como eu.

    Por exemplo - O povo diz: Deus nos dá livre arbítrio e nunca irá interferir em nada que aconteça à sua vida ou de qualquer outra pessoa. E então os mesmos dizem: Reze que Deus te dá. Deus vai curar. Ele vai te ajudar e coisa e tal.

    E aí? Onde está o nunca vai interferir?

    Outra coisa que eu abomino é a igreja cobrar pelas coisas.

    1- Deus é pobre e prefere que seus filhos sigam seus passos.

    E a casa de Deus precisa ser rica? Como assim?


    Bom, a igreja ensina sobre Deus, certo? Essa é a sua função. Pelo menos pra mim é.
    Eu acho que algumas delas tentam obrigar o fiel a frequentar a igreja. Já ouvi coisas do tipo: Se você não for a igreja, vai queimar nas chamas do inferno. Será que existe mesmo o inferno? Será que essa vida é como um teste? Foi bom vai pro céu. Foi mal, vá pro inferno. Sei lá...

    Há pessoas que frequentam a igreja toda semana, mas são péssimos exemplos de fiéis, mas dizem que seu "lugar no céu está garantido" porque ela frequenta tal. E há ateus e enfins, que são ótimas pessoas. É um ponto a se discutir...

    Me desculpe se fui meio confusa. Só escrevi o que vinha à mente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns erros ortográficos, mas não liguem. Nem revisei a coisa toda.

      Excluir
  11. TANTO QUE DEUS E REAL Q O DEMONIO VAI SE DISFARÇAR DELE SENDO O ANTI CRISTO TAI MAIS UMA PARA OS ATEUS ACREDITAREM NA EXISTENCIA DE DEUS AMEM SENHOR JESUS

    ResponderExcluir
  12. O que acham deste vídeo?

    http://www.youtube.com/watch?v=t11JYaJcpxg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Video muito divertido!!!

      Mas se formos analisar de acordo com o tema, é equivocado né...rsrsr

      Excluir